topo mgb

Vivências Estruturadas

A motivação para a mudança pessoal e profissional é a proposta dos programas Live to Do.

  • Objetivos da atividade:

    • Promover a integração entre os participantes por meio da realização de atividades relacionadas à preparação de um jantar.
    • Sensibilizar para a importância do trabalho em equipe, gestão de recursos e administração do tempo para o atingimento de resultados.

    Descrição da atividade

    Os participantes vivenciam toda a preparação de um jantar com temática italiana, onde se envolvem – efetivamente – elaborando saladas e molhos para massas, preparando antepastos, arrumando as mesas e decorando a “cantina”. Divididos em equipes, o grupo terá que se organizar na distribuição de tarefas e administrar o tempo para que o jantar, que será compartilhado por todos ao final, seja um sucesso, dentro de um ambiente cooperativo, animado e agradável. Ingredientes, utensílios, facas, colheres, pratos, panelas, fogareiros, abridores de lata, luvas, aventais, toucas, material de decoração etc serão disponibilizados para os participantes. Trata-se de uma vivência de cunho integrativo, na qual a parceria, troca de informações e o trabalho em equipe são ingredientes fundamentais…Todos participam livremente, quando percebem que estão envolvidos, procurando ao máximo agradar o outro.

    Aprendizados

    Os participantes descobrem que são capazes de fazer coisas com prazer e felicidade, principalmente com as pessoas com quem trabalham…Afinal, é na cozinha que nos reunimos pessoas felizes para fazer coisas gostosas. Compartilhar é a ordem do aprendizado desta dinâmica, assim como integrar. Parceria e confraternização são as palavras chave.

    Quantidade de participantes

    Mínimo de 12, máximo de 120 participantes

  • Objetivos da atividade:

    • Promover a integração entre os participantes.
    • Estimular o pensamento criativo e a materialização de sensações e conceitos em coquetéis.

    Descrição da atividade

    Como deve ser um drink que remete a uma experiência de aventura? Ou então, o que é um drink introspectivo, que combina com um dia frio com chuva, em frente à lareira. Em um Drink ao Sucesso, conheceremos isso e muito mais… O grupo será dividido em equipes e cada equipe terá a missão de preparar drinks
    – com a supervisão de um bartender
    – levando-se em consideração desafios específicos.
    Uma comissão julgadora de especialistas será formada e terá como missão avaliar os drinks de acordo com os desafios colocados para as equipes e escolher a equipe campeã. Ao final da atividade, o sucesso de todos é celebrado por meio da degustação dos drinks produzidos.

    Aprendizados

    A atividade, classificada como um quebra gelo, contribui para que os participantes se conheçam melhor, estimula o comportamento de abertura e o pensamento criativo.

    Quantidade de participantes

    Mínimo de 10, máximo de 40 participantes

  • Objetivos da atividade:

    • Sensibilizar para a importância da sinergia (o todo é mais do que as contribuições individuais), confiança, cooperação e do estabelecimento de processos eficazes de trabalho para o atingimento de resultados.

    Descrição da atividade

    Os participantes entram na sala ao som de músicas que todos conhecem, executadas por uma banda ao vivo, criando uma atmosfera de enorme descontração. Após algumas músicas, uma mini palestra é realizada. Ao longo da mesma, os participantes terão a oportunidade de escutar instrumento por instrumento e será destacada a importância de cada um deles na obtenção da sinergia, passando o recado de que existe um todo que é muito maior do que as contribuições individuais. Em seguida, cada participante do evento recebe um par de baquetas e o grupo é treinado em diferentes convenções rítmicas utilizando as mesmas. As diferentes convenções são executadas em conjunto e os participantes experimentam a sensação de fazer parte de uma banda de percussão.

    Aprendizados

    Momento de grande energização e convergência da equipe em direção a um propósito único. Sensibilização para a importância da sinergia.

    Quantidade de participantes

    Mínimo de 20. Não há quantidade máxima de participantes para esta atividade

  • Objetivos da atividade:

    • Promover a integração entre os participantes por meio da realização de um bingo.

    Descrição da atividade

    Previamente, todos os participantes do evento preenchem um formulário com algumas informações pessoais, tais como nome, bairro onde vive, se tem ou não filhos e quantos, apelido de infância, como é conhecido no trabalho, hobbies, alguma curiosidade etc.
    Essas informações serão consolidadas em fichas. Cada uma delas é numerada e corresponde a um único participante. Um bingo é conduzido e as pedras vão sendo sorteadas. O apresentador lê as informações da ficha correspondente àquele número e vai estimulando os participantes a descobrirem quem é a pessoa, em um ambiente de muita descontração!

    Aprendizados

    A atividade, classificada como um quebra gelo, contribui para que os participantes se conheçam melhor e estimula o comportamento de abertura.

    Quantidade de participantes

    Mínimo de 10, máximo de 30 participantes

  • Objetivos da atividade:

    • Promover a integração entre os participantes
    • Sensibilizar para a importância do trabalho em equipe, estabelecimento de processos eficazes de trabalho, cooperação, integração e sincronia para o atingimento de resultados.

    Descrição da atividade

    Nesta vivência, os participantes têm como objetivo levar o maior número de bolas de um ponto a outro, por meio de um sistema de alimentação construído por calhas de diferentes comprimentos e larguras atendendo a padrões de qualidade e regras estipuladas.
    Cada participante ficará com um pedaço de calha, salvo uma pessoa que será a responsável em alimentar o sistema de transporte. A estrutura montada não chegará ao outro ponto, forçando os indivíduos a procurarem soluções para o problema, dentro das regras apresentadas. A sincronia e a sinergia da equipe é uma das soluções esperadas.

    Aprendizados

    Respeito às diversidades, a autonomia individual em prol de soluções efetivas.
    A importância de agregar valor nas entregas tanto de produto quanto de serviços.
    Distribuição de papeis e funções, afinal, as calhas longas regulam a velocidade da bolinha e as calhas pequenas se ajustam rapidamente na montagem do processo.
    Despertar a importância da ação para a sustentabilidade do projeto.

    Quantidade de participantes

    Mínimo de 10, máximo de 120 participantes

  • Objetivos da atividade:

    • Sensibilizar para a importância da confiança em um grupo de trabalho

    Descrição da atividade

    São realizados diversos exercícios em grupo com fitas de escalada, que trabalham a confiança o comprometimento e a sinergia.

    Aprendizados

    Ao desenrolar desta atividade, cada participante aumenta seu processo de interação, que contribui para integração do grupo e descobre que o comprometimento numa ação é a base para a concretização da tarefa. Também fica bem claro que se todos não confiarem uns nos outros o comprometimento não acontece.

    Quantidade de participantes

    Mínimo de 5, máximo de 120 participantes

  • Objetivos da atividade:

    • Contribuir para que os participantes tenham uma maior compreensão acerca das competências envolvidas no desenvolvimento de um projeto e a execução do mesmo: escopo, prazo, custo, qualidade e pessoas.

    Descrição da atividade

    As equipes terão como objetivos projetar e construir balsas que serão navegadas por tripulantes, seguindo um circuito pré estabelecido.
    O detalhe é que quem projeta uma balsa, não a constrói e nem a tripula e essa informação só vai sendo revelada aos participantes ao longo da atividade. São realizadas trocas entre as equipes, ou seja: se uma equipe projetou a balsa 1, irá construir a balsa 2 e navegar na balsa 3.

    Aprendizados

    Colocar-se no lugar do outro, capacidade de planejamento e execução, estágios de desenvolvimento de uma equipe, orientação para o resultado.

    Quantidade de participantes

    Mínimo de 10, máximo de 60 participantes

  • Objetivos da atividade:

    • Sensibilizar para a importância do trabalho em equipe, estabelecimento de processos eficazes de trabalho, cooperação para o atingimento de resultados.
    • Sensibilizar para a importância da confiança em um grupo de trabalho

    Descrição da atividade

    Uma “teia de aranha” é montada em uma armação quadrada de PVC, com buracos que permitam a passagem dos participantes de uma lado para o outro da estrutura.
    Todo cuidado deve ser tomado e a tática de cada grupo deverá ser elaborada com base nas consequências das quebras das regras estabelecidas, tais como: passagem de mais de uma pessoa pelo mesmo buraco, passagem de pessoas tocando nas cordas da teia etc.

    Aprendizados

    Desenvolvimento de princípios básicos de empowerment, autonomia, planejamento e execução voltados para resultados (produtividade), mentalidade de zero erro, atingimento de metas, estabelecimento de processos efetivos e segurança.

    Quantidade de participantes

    Mínimo de 10, máximo de 150 participantes

  • Descrição da atividade

    Neste desafio os participantes vivenciam e praticam suas habilidades individuais em prol do coletivo, fomentando o relacionamento em grupo passando por processos incomuns aos rotineiros que conduzem a analise de recursos, planejamento estratégico e operacional, disciplina, otimização de recursos, foco no objetivo e superação.
    Divididos em times com 12 a 15 integrantes (não menos e nem mais). São lançados ao desafio de percorrer por uma trilha que levará a um objetivo pré-estabelecido, onde as direções e os caminhos a serem seguidos serão responsabilidade das analises e decisões do grupo.
    Durante todo o decorrer desta atividade, o grupo se perceberá como uma equipe, a interação e integração, assim como o relacionamento de parceria ganha um toque especial, através das metas estabelecidas, das definições de papeis claros e por competências, buscando constante da melhoria continua nas tarefas criando um ambiente de total confiança,comprometimento e sinergia.
    Neste formato é visível a evolução do grupo em equipe quando se tem no mínimo 4 horas dentro da trilha.

    Quantidade de participantes

    Mínimo de 12, máximo de 240 participantes

  • Objetivos da atividade:

    • Sensibilizar para a solução de problemas de maneira criativa e inusitada, por meio da gestão de recursos disponíveis.
    • Sensibilizar para a importância do trabalho em equipe, estabelecimento de processos eficazes de trabalho, cooperação, integração e sincronia para o atingimento de resultados.

    Descrição da atividade

    O grupo deverá resgatar bolinhas de dentro de um “hidrante”, levando-as fora de uma área restrita, seguindo e respeitando as regras previamente estabelecidas. Para isso, terá que descobrir a melhor solução para o desafio estabelecendo procedimentos e utilizando corretamente os recursos disponíveis.

    Aprendizados

    Desenvolvimento do pensamento criativo para a solução de problemas, estabelecimento de processos eficazes de trabalho, gestão de recursos disponíveis e trabalho em equipe.

    Quantidade de participantes

    Mínimo de 10, máximo de 60 participantes

  • Objetivos da atividade:

    • Sensibilizar para a importância da confiança em um grupo de trabalho.
    • Despertar no grupo o sentimento de se colocar no lugar do outro.

    Descrição da atividade

    O grupo deverá construir uma rede / teia, com apenas um rolo de barbante, que seja capaz de sustentar três pessoas da equipe – uma de cada vez. As pessoas serão carregadas pelo grupo por um caminho pré estabelecido na rede.
    São realizadas trocas entre as redes construídas, ou seja: quem participou do processo de execução de uma delas irá ser carregado em uma rede que não foi feita pelo seu grupo.

    Aprendizados

    Esta vivência, estimula o compromisso de todos envolvidos pela compreensão do processo, limitações e desafios das contribuições pessoais, fortalecendo o desenvolvimento da cultura de contribuição na solução de problemas e relacionamento interpessoal orientados para o respeito e apoio mutuo.

    Quantidade de participantes

    Mínimo de 10, máximo de 120 participantes

  • Objetivos da atividade:

    • Ampliar a consciência e a capacidade de realização de todos os participantes como um time global.
    • Sensibilizar para a importância da estabilização do processo, tratamento de falhas, sincronia e interdependência.

    Descrição da atividade

    Os participantes deverão construir um produto final com ripas de madeira, que atenda as expectativas de um cliente, dentro das melhores práticas de processo com a melhor qualidade e em um menor tempo possível.
    Em razão disso existirão momentos de intensa troca de experiências entre os grupos visando a obtenção de resultados comuns.

    Aprendizados

    Este exercício trabalha a integração entre as várias pessoas intra-grupo e intergrupos, buscando estabilização do processo, melhoria contínua, tratamento de falhas e a necessidade da definição das melhores práticas de comportamento interpessoal, pelo exercício constante de autocrítica e crítica pessoal e pelo reconhecimento das soluções mais adequadas, independentemente de pessoa, área etc.

    Quantidade de participantes

    Mínimo de 15, máximo de 120 participantes

  • Descrição da atividade

    Essa atividade tem por objetivo central levar a equipe do momento onde se encontra hoje para o futuro.
    Os participantes, divididos em quatro grupos devem conduzir por meio de cordas um único barril de um ponto a outro pré determinado, sem tocá-lo. Dentro do barril encontram-se objetos que darão significado aos temas trabalhados e vividos no encontro que simbolizam as dificuldades, obstáculos, ameaças, forças, superações, alegrias que fazem parte do dia a dia de uma equipe e de uma empresa.
    No momento em que todos juntos cumprirem a missão de levar o barril ao local pré determinado, o mesmo será aberto e os objetos nele presentes serão explorados junto ao grupo.
    O mais importante é tirar de dentro do barril algo que possa ser motivo de celebração com todos os envolvidos e realizar imediata referência com o que foi vivido no evento e relacionada com a vida real na empresa.

    Quantidade de participantes

    Mínimo de 20, máximo de 450 participantes

  • Objetivos da atividade:

      O objetivo desta atividade é ampliar a consciência e a capacidade de realização de todos os participantes como um time global, interdependente, que trabalha de forma cooperativa para atingir resultados.
      A equipe terá que construir uma torre sustentável e para isso receberá um conjunto de especificações contendo as necessidades para a construção da mesma.
      Em tempos previamente definidos os clientes poderão ser acessados pela equipe para ampliar a percepção ou negociar condições favoráveis a todos.
      A equipe será dividida em 3 grupos, onde cada grupo construirá com barbante e bastões uma parte da torre, em locais onde não possam se ver.
      Em determinados momentos os líderes de cada grupo, serão chamados para uma reunião com o cliente, onde receberão instruções de criarem encaixes para unirem as partes da torre.

      Quantidade de participantes

      Mínimo de 20, máximo de 450 participantes

  • Objetivos da atividade:

    • Sensibilizar para a importância da confiança, empatia e sincronismo em um grupo de trabalho

    Descrição da atividade

    Os participantes, com seus pés amarrados aos pés de outros participantes, terão que se movimentar em comum acordo para atingir o objetivo, que é de recolher a maior quantidade de bolas espalhadas em uma determinada área.

    Aprendizados

    Interesse coletivo x atitudes individuais, administração de riscos, atingimento de objetivos e formação de time.

    Quantidade de participantes

    Mínimo de 10, máximo de 150 participantes

  • Objetivos da atividade:

    • Sensibilizar para a importância do trabalho em equipe, da comunicação verbal e negociação para atingimento de resultados.
    • Sensibilizar para a solução de problemas de maneira criativa e inusitada por meio da unificação de processos e procedimentos.

    Descrição da atividade

    Os participantes, em suas equipes, terão o desafio de desatar nós de uma corda de aproximadamente 30 metros. A única regra que devem cumprir consiste em segurar a corda com uma das mãos, não soltando-a de forma alguma. De um modo geral, iniciam-se dois processos distintos de desatar nós, iniciando-se pelas pontas da corda. Ao se aproximarem dos nós localizados no centro da corda, os participantes se dão conta que precisam unificar os processos para concluir a atividade.

    Competências trabalhadas:

    Atingimento de objetivo, empatia, formação de time, melhoria e unificação de processos e procedimentos visando ganho de produtividade e eliminação de gargalos.

    Quantidade de participantes

    Mínimo de 10, máximo de 150 participantes

  • Descrição da atividade

    Nesta dinâmica os participantes terão os seus pés amarrados por cordas e terão que chegar a um objetivo comum, de acordo com as regras apresentadas.
    A sincronia e a sinergia da equipe é uma das soluções esperadas.
    Grande momento para o respeito às diversidades, a autonomia individual em prol de soluções eficazes.
    Trabalha-se também a importância de agregar valor nas entregas tanto de produto quanto de serviços, avaliar o momento de estar em contato com o cliente e desperta a importância da atitude para a sustentabilidade de nossas ações no dia a dia.

    Quantidade de participantes

    Mínimo de 10, máximo de 150 participantes

 

 

 

 

logo mgb meio

 

 

 

 

Contato